quinta-feira, 17 de outubro de 2013

ATIVIDADE 2.3 – UTILIZANDO REDES SOCIAIS DE FORMA CRÍTICA E PRODUTIVA.



CURSO REDES DE APRENDIZAGEM
ATIVIDADE 2.3 – UTILIZANDO REDES SOCIAIS DE FORMA CRÍTICA E PRODUTIVA. 
As experiências de sala de aula entre o professor e aluno ao partilharem  opiniões sobre o uso das redes sociais mostram que os jovens são hábeis na lida com essas ferramentas, entretanto não possuem essas mesmas habilidades quando se trata de utilizá-las em prol de seu conhecimento e evolução intelectual, pelo contrário a utilizam para bate papo, sem importância, na maioria das vezes apenas para “curtição” ou até mesmo para intrigas e violência.
O que se percebe nitidamente  é a grande influência que este novo estilo de vida trouxe para a juventude, criando uma nova personalidade com  maneira de se vestir, falar e de se posicionar diante da vida e dos fatos, entretanto a mais fascinante das oportunidades oferecida pelas redes sociais, que são as infinitas formas de conhecimento nas inter-relações estabelecidas nas redes, não é valorizada pelos jovens.
Hoje, o que vemos entre os jovens é uma convivência de dependência total com o celular, passam a maior parte de seus tempos nas redes sociais, mas durante esse tempo dificilmente estão em busca de conhecimento ou de algum conteúdo educativo, o que lhes interessa é o entretenimento, esse sim considerado essencial.
A conclusão do grupo após a discussão foi de que não há como não admitir que a convivência de nossos alunos com as redes sociais tem ajudado muito para que eles sejam mais críticos, comunicativos e eficientes no trato com as novas tecnologias, entretanto ainda necessitam de preparo para utilizá-las de forma mais instrutiva.     





sexta-feira, 4 de outubro de 2013


Atividade 2.2 – Diálogo sobre as gerações. Momento 01 Planejamento.

Professoras: Léa, Vagna, Rosa Dalva, Viviane e Zeneide.

 

Componente Curricular/Disciplina
Conteúdo/Habilidades envolvidas
Descrição de Atividade
Objetivo da atividade:
Recursos pedagógicos e materiais
Duração
Lingua Portuguesa/ Sociologia
-We all want to be Young, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=MaSYa0QNVUM. Identificar o objetivo do texto em estudo, reunir as informações mais relevantes para a produção do texto e acionar os conhecimentos prévios.
-Entender as transformações sociais como um fenômeno inerente a todas as sociedades
-Relacionar as imagens de diferentes épocas a partir de suas temáticas.
 
- Com a utilização do auditório, os alunos assistirão ao vídeo.   
Posteriormente será proposto aos alunos para que eles produzam um texto dissertativo argumentativo que explicitem o conteúdo do vídeo e opiniões a respeito do mesmo.
Confecção de um painel com recortes de fotos e/ou imagens de jovens típicos de épocas diferentes
 
 
-Organização das informações mais relevantes para a produção do texto;
-Mostrar mudanças e permanências: pensando o processo de transformação social. Identificar e analisar imagens de diferentes épocas
-Projetor multimídia
-Caixa de som
-Câmera fotográfica
-Papel
-Caneta
-Papel manilha
-Revistas/Jornais
-Cola
-Pincel atômico
02 aulas de 50min.