segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

ATIV. 3.2 – TRAÇANDO O HISTÓRICO DA ESCOLA/ COMUNIDADE


ATIV. 3.2 – TRAÇANDO O HISTÓRICO DA ESCOLA/ COMUNIDADE

PROFESSORAS, GISILAINE, LÉA, MARGARETE, ROSA DALVA, VAGNA, ZENEIDE

          A Escola Ernesto Sólon Borges no decorrer de sua história se orgulha de ter sido pioneira em apoiar manifestações culturais de nossa comunidade e também de ser responsável pelo surgimento de outras que por muitos anos fizeram parte do calendário das tradições locais. A Escola foi a idealizadora e executante dos desfiles comemorativos do aniversário do município (20/06) e da independência (07/09), que eram sempre uma grande festa tanto para os alunos que participavam em massa como para a comunidade que aguardava essas datas com muita expectativa, nesses dias eram organizadas outras festividades, entretanto o evento principal e mais esperado era sempre o desfile da escola Sólon Borges. 

 
          Outra atividade cultural organizada pela Escola que perdura até os dias atuais são as festas juninas, sendo que as primeiras foram realizadas ainda na época do Grupo Escolar, depois na quadra de esportes da escola Solon Borges. Durante três dias professores, funcionários, alunos e pais preparavam uma festa popular com comidas, músicas e danças típicas, com apresentações de quadrilha, catira e dança de salão com chamamés, polcas, rancheiras, xotes e muita diversão. Hoje o município assumiu todas essas festividades, algumas delas ainda são realizadas.


Na parte esportiva a escola realizou e sediou grandes eventos esportivos com participação de outros municípios, sempre com equipes participativas. Com o decorre do tempo, outras gestões mantiveram algumas festas culturais, introduziram outras como é o caso do festival da canção (Solonfec), mas as esportivas aos poucos foram se tornando esporádica até o completo esquecimento, na medida em que a escola foi se tornando vazia de pais, suas atividades  foram enfraquecendo.

       
Hoje, a escola  encontra dificuldades para realizar suas atividades culturais, e o pior é que elas não são financeiras, pois em tempos remotos, os recursos eram quase nada e mesmo assim se fazia esplendidos eventos, nossa grande dificuldade é a falta  de participação dos pais, os pais se foram e por mais que a escola procure essa aliança, não consegue tornando inviável muitas atividades planejadas.
A Escola pouco tem participado de eventos extraescola, apesar de sempre ser atendida quando solicita ajuda dos poderes constituídos. Os grandes feitos realizados pela escola ficaram apenas em nossa história, sentimos abandonados pela ausência dos pais em nosso cotidiano para dividir nossos anseios, expectativas e mais do tudo, voltar a fazer dessa escola, um lugar , onde todos se sintam bem, tanto para adquirir conhecimentos acadêmicos como também  para servir como  um ponto de encontro entre gerações diferentes  em busca do bem comum em prol de nossa comunidade. 
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário