quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Atividade 2.2 – Diálogo sobre as gerações. Momento II


Atividade 2.2 – Diálogo sobre as gerações. Momento II

Professoras: Léa, Vagna, Rosa Dalva, Viviane e Zeneide.

 

APLICAÇÃO DA AULA

As atividades propostas foram executadas no 1º ano do Ensino Médio nas disciplinas de  Língua Portuguesa  e Sociologia. Na aula de sociologia os alunos assistiram ao vídeo e montaram o painel, no desenvolver das atividades eles  mostraram-se muito interessados no conteúdo do vídeo, após o término da exibição a professora estimulou um debate e eles participaram expondo ideias surpreendentes sobre a evolução tecnológica, também expressaram suas opiniões sobre a utilização das tecnologias na  escola, a influência das mesmas no comportamento das pessoas e principalmente manifestaram seus encantamentos e dependência em relação às tecnologias. Aproveitando envolvimento dos alunos com o tema a professora propôs que eles expressassem suas conclusões através da montagem de um painel com imagens mostrando o assunto abordado e também que poderiam expor suas ideias em um texto.

A produção textual foi realizada na aula de Língua Portuguesa, logo em seguida a de Sociologia o que possibilitou ótimas produções a respeito do tema. Além das produções, em casa,  um grupo de alunas fez uma pesquisa na internet e montaram vários slides sobre a evolução das tecnologias e  insistiram até que a professora de Sociologia  acrescentasse mais uma aula, além das planejadas, para que elas apresentassem sua pesquisa. Nesta aula, aproveitando o Projetor Multimída, em vez de montar o painel foram mostradas imagens que retratavam o tema em questionamento.

A avaliação sobre  o nível de entendimento  e do senso crítico dos alunos em relação ao tema é possível perceber  no interesse em buscar novas informações e também nas colocações das produções textuais, como podemos constatar nos textos abaixo.

 

TEXTO 1

ALUNA: ANDRESSA TOLFO 

 Nº 24              1º ANO ENSINO MÉDIO MATUTINO

                                      MUNDO VIRTUAL

Atualmente os jovens vivenciam um novo mundo, onde o acesso a internet disponibiliza ferramentas de pesquisas e redes sociais que tem por objetivo propiciar novos relacionamentos entre as pessoas,  novas amizades e até mesmo a possibilidade de se compartilhar a própria vida com outras pessoas,  entretanto, os malefícios que o uso inadequado dessas ferramentas pode causar são enormes, pois nunca se sabe quem está do outro lado da tela.

As bibliotecas estão praticamente esquecidas, os livros são procurados e encontrados como um passo de mágica no mundo virtual. Costumes como pesquisas em livros impressos, brincadeiras e diversão com os amigos estão sendo esquecidos, deixados para trás. 

Enfim, o dever de ser jovem é aproveitar a vida de um modo simples, se conhecer por meios próprios e descobrir a felicidade sem consultar o “google”.

TEXTO 2

ALUNA: NATIELE TIMÓTEO      

Nº 25              1º ANO ENSINO MÉDIO MATUTINO

                                  SER JOVEM

Ser jovem é estar ligado nas tecnologias do século XXI. Ser jovem é exagerar nos jogos, redes sociais é viciar na internet. Gostar é pouco tem que amar as novas tecnologias, temos que ter um celular com internet, pois é como carregar um computador.

Nossos pais reclamam que não conseguem nos acompanhar nessa, então dissemos a eles que essa é nossa era e eles dizem que a deles não tinha essas parafernálias, assim vamos levamos.

O que eu sei é que não conseguimos viver sem essas modernidades que aos poucos está mudando o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário