sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Atividade1.4 - Reflexões sobre Cenário de Mudanças



Uma pesquisa realizada pela TicKids revela que cada vez mais cedo, computadores, celulares, tablets e outros aparelhos digitais fazem parte da vida de crianças e adolescentes brasileiros. A idade do primeiro acesso à internet no Brasil é entre 9 e 10 anos, e metade dos jovens conecta- se diariamente. A este respeito, a pesquisadora Sonia Livingstone, diretora da rede Eu Kids Online e professora no, Departamento de Mídia e Comunicação da London School of Economic sand Political Science disse : “ Essas mudanças apresentam aos pais, aos professores e às crianças o importante desafio de adquirir, aprender a usar e definir objetivos para o uso da internet em suas vidas diárias”. Então, as duas principais instituições responsáveis pela formação das novas gerações - família e escola – ganham responsabilidades imensas, mas ainda se encontram perdidas diante da inclusão e orientação digital. “ Elas estão perplexas ante crianças e jovens cada vez mais informados, participantes e conscientes ( mesmo que confusamente ) de seus direitos, além de serem digitalmente competentes e de se mostrarem totalmente à vontade diante dessas novas tecnologias” , aponta Maria Luiza Belloni, doutora e mestra pela Universidade de Paris e pós - doutora em Comunicação Política Sorbone. Já no ensino, fica evidente o descompasso entre o que os alunos têm nas mãos e a capacidade da escola de usar as novas tecnologias com propósitos pedagógicos. Segundo a professora Regina de Assis, mestre e doutora em Educação pela Universidade de Havard e pela Universidade da Colúmbia e consultora em mídia e educação, as escolas privadas pode até estar à frente das escolas públicas no sentido de ensinar a manipular o computador, mas não no sentido de utilizar os recursos digitais para criar novas propostas de ensino, como utilizar um game para resolver uma equação de segundo grau.
Na escola, diz a pesquisadora Ellen Helsper, os piores lugares para se aprender a mexer no computador são as salas de informática, justamente porque configuram ambientes não familiares, estranhos, separados da vivência cotidiana dos jovens.
Segundo Maria Paulina, para que haja sucesso se faz necessário que as novas tecnologias sejam integradas ao currículo por meio de uma pedagogia voltada para o aluno, tendo as motivações para a aprendizagem como centro da atenção do professor. Dessa forma, as dificuldades do professor em apropriar das novas tecnologias deixam de ser um problema, pois passa a atuar mais como mediador e orientador do conteúdo obtido através dessas interfaces.

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